1. Habilitar o Prognóstico Inteligente
Para habilitar o prognóstico inteligente é necessário marcar o checkbox disponível em Painel de Controle → Instâncias → Itens da configuração do cliente → Definir Funcionalidades → aba Processos.
→ Por padrão este checkbox esta desmarcado no sistema.
2. Parâmetros para o Prognóstico Inteligente
Após habilitar o prognóstico é necessário configurar os parâmetros para o prognóstico. Para isso, acessar painel de controle → tabelas auxiliares → processos → parâmetros prognóstico inteligente.
É possível parametrizar os seguintes campos para serem considerados nos cálculos:
- Descrição: nome para a base estatística. Este nome será apresentado na mensagem de aviso ao realizar o recálculo de prognóstico pelos objetos. Campo de preenchimento obrigatório.
- Natureza: natureza pré-cadastrada nas tabelas auxiliares do processo. Campo de preenchimento obrigatório.
- Tipo de Ação: tipo de ação pré-cadastrada nas tabelas auxiliares do processo. Campo de preenchimento opcional.
- Comarca: ao selecionar esta opção o cálculo irá agrupar todos os processos com a mesma comarca.
- Causa Raiz: ao selecionar esta opção o cálculo irá agrupar todos os processos com a mesma Causa Raiz.
- Unidade Organizacional: ao selecionar esta opção o cálculo irá agrupar todos os processos com a mesma Unidade Organizacional.
- Vara: ao selecionar esta opção o cálculo irá agrupar todos os processos com a mesma Vara (Jurisdição).
- Quantidade mínima de processos para amostra: campo para informar a quantidade mínima de processos que deve existir para realizar a amostra. Campo de preenchimento obrigatório.
- Base para cálculo estatístico (meses): campo para informar a quantidade de meses que deve ser considerada na amostra. Campo de preenchimento obrigatório.
- Valor para provisão: campo obrigatório com as seguintes opções:
- Quitações: ao selecionar esta opção os valores das quitações dos processos serão utilizadas para realizar o cálculo estatístico.
- Valor Total do Processo (honorários, custas e quitações): ao selecionar esta opção os valores das quitações dos processos não serão utilizados para realizar o cálculo estatístico.
Exemplo de tela para cadastro dos parâmetros:
3. Funcionalidade de Prognóstico Inteligente
Quando a funcionalidade de progóstico inteligente estiver habilitada será apresentado o botão Atualizar base estatística nas ações do módulo de Processos. Ao clicar neste botão será exibida uma tela com os seguintes campos:
- Período de cálculo: Data final para a busca dos processos encerrados. A data inicial será com base no valor parametrizado na tabela auxiliar no campo (Base para cálculo estatístico (meses)) esse valor será retroagido na data informada na imagem acima.
- Base Estatística : selecionar a base estatística desejada para o cálculo. Se nenhuma base for selecionada, todas as bases serão calculadas.
Ao clicar em Processar, o ProJuris irá sumarizar os processos encerrados entre o período de referência informado e a base para cálculo estatístico (meses) informado em instâncias.
Por exemplo: Período de cáldulo: 22/10/2019, base para cálculo: 12 meses. Neste caso, o ProJuris irá verificar os processos encerrados entre 22/10/2018 e 22/10/2019.
→ Ao finalizar o processamento, uma nova base estatística será gerada conforme os parâmetros cadastrados e os processos encontrados. Para acessar a bases é necessário clicar no botão Base Estatística - Prognóstico Inteligente, disponível nas ações do módulo de processos. Ao clicar neste botão será exibida uma listagem com todos os cálculos realizados.
→ Os processos são agrupados por natureza, comarca, causa raiz, unidade organizacional e período (quando encontrado a quantidade igual ou superior ao definido no campo quantidade mínima de processos para amostra). Os processos serão ordenados e será feito a médias do quartil para obter as seguintes médias:
- Média dos valores de custas pagas
- Média dos valores de quitações pagas
- Média dos valores de honorários pagos
- Média dos valores da causa dos processos (valor da causa da aba de Informações Financeiras)
- Média do valores pedidos (valor pedido dos objetos)
→ Utilizar a média de quartil significa que estes valores deverão ser extraídos da seguinte forma:
- Para cada média desejada (valores de custas, quitações, honorários, causa, pedido) será ordenado, agrupado e expurgado 25% dos dados com menor valor e 25% dos dados com maior valor. Dos 50% de dados restantes, fazer a soma dos valores e extrair a média. Além disso, também será contabilizado a média de duração dos processos em meses e o percentual de êxito.
Botões relacionados a base estatística nas ações do módulo de processos:
4. Recálculo de Prognóstico
Ao clicar em Recálculo de Prognóstico no processo ou no objeto e for selecionada a opção Valor, caso existam dados correspondentes na base estatística (natureza, comarca, causa raiz e unidade organizacional) será apresentada uma mensagem informativa em tela. A mensagem apresentada depende da opção selecionada para o campo Valor para Provisão.
a. Caso selecionado a opção Quitações em Valor para Provisão nos parâmetros para o prognóstico inteligente:
Exemplo:
b. Caso selecionado a opção Valor Total do Processo (honorários, custas e quitações) em Valor para Provisão nos parâmetros para o prognóstico inteligente:
Exemplo: